A idéia deste blog é apenas repercutir alguns textos e imagens (não necessariamente inéditos, mas que me interessam) com o humilde desejo de compartilhar com pessoas que por ventura venham a se interessar também.
Entre meio a inúmeros compromissos reais e onlines, vez ou outra tentarei postar algo interessante por aqui. Desfrute!

28 de abril de 2012

TRILHA DO TROPEIRO
Lapinha da Serra/Tabuleiro
20 e 21/04/2012
Participantes: Wladimir, Denise, Adriano, Bebel e Mauricio
Guia 1º dia: Geraldo (irmão do Regi). Mula: Crioulo
Percurso: 36 km, 14h, 2 dias.
1º DIA
Saída da igreja da Lapinha (1.090 m de altitude - 0 km) em direção à cachoeira da Lapinha, após atravessar a ponte, contornar a lagoa e seguir rente à cerca.
Passar por três porteiras, na 3ª, que tem placa “Propriedade Particular”, pegar a trilha mais à esquerda, logo após passar a porteira. Subir a trilha, pegando mais à direita até chegar numa igrejinha (1.270 m de altitude – 3,6 km, 1h10m).
Subir mais um pouco e chega-se no topo da Serra da Suzana. Visual de campo de altitude (1.320 m de altitude), muito bonito e com grande ângulo de visão.
Seguir pela trilha em descida suave, passando pelo Rio Parauninha.
Seguir pela trilha até chegar na Prainha do mesmo rio (1.300 m de altitude – 8,5 km, 2h40m). O banho na Prainha é obrigatório, água linda.
Atravessar o rio da Prainha e seguir na trilha subindo suavemente. Ao avistar o curral grande, pegar um pouco à direita, contornando uma fendinha. Pegar a estradinha e acompanhá-la em subida.
Basicamente vai acompanhando a estradinha, subindo, rente a cerca que está à esquerda.
Chega-se na porteira de arame com a placa “Chico do Niquinho”. Entrar na propriedade e seguir o caminho até a casa do próprio Chico, passando pelo Rio Redondo (18 km, 7h).
Chico Niquinho e D Carmen (31-9782-6351), pessoas finíssimas, que recebem os caminhantes com muita simpatia e uma comida pra lá de especial. Tem cerveja gelada!
Acampamento no campo de futebol do Chico ou hospedagem nos quartos disponíveis na casa do Chico e D Carmen. Tudo muito simples e bonito.
2º DIA
Saída da casa do Chico, pela esquerda do cruzeiro, passando por um laguinho.
Descer a trilha, passando por uma porteira entre os eucaliptos até a casa do irmão do Chico.
Passar por dentro do curral e seguir na trilha por uns 200 m e pegar a trilha à esquerda, num laguinho como referência.
Seguir na trilha até o rio que tem poços muito bonitos e um grande paredão do outro lado do rio. Esse já é o rio da Cachoeira do Tabuleiro.
Atravessar o rio e subir a trilha passando por uma porteirinha. Subir pela trilha no meio do campo, mais para a esquerda até chegar ao topo do morro, numa encruzilhada de trilhas (1,5 km).
Pegar a trilha à esquerda apenas para deixar as mochilas no mato. Voltar pela mesma trilha em direção à encruzilhada e seguir em frente nela até o morro mais alto, passando por uma cerca sem porteira. Seguir sempre pela trilha que desce até o rio da Cachoeira do Tabuleiro. São aprox 4 km da encruzilhada até o rio. Sempre em descida e bastante pedra. São aprox 300 m de diferença de altitude nessa descida.
Chegando ao rio, seguir pela margem esquerda e atravessar o rio mais adiante. Seguir pela margem direita e mais adiante voltar para a margem esquerda. Muitos poços maravilhosos para nadar e cachoeiras!
Chega-se ao topo da Cachoeira do Tabuleiro após aprox 500 m de caminhada nas margens do rio, entre as pedras.
Cachoeira do Tabuleiro: 273 m de altura, 1ª maior de Minas Gerais e 3ª do Brasil.
Voltar pela mesma trilha até a encruzilhada de trilhas (10,5 km). Subida de aprox 4 km forte!
A partir da encruzilhada, seguir em direção ao povoado do Tabuleiro, atravessando a porteira.
Trilha descendo, passando por alguns riachos bem pequenos, até duas árvores maiores num mirante do Canyon do Rio Preto, que avista-se à esquerda (13 km).
Continuar descendo a trilha com muitas pedras e degraus. Passar por atrás de morros, sempre à direita da trilha. A maior parte do tempo avista-se a igreja do Tabuleiro.
A trilha chega até a estrada de terra que leva à entrada do parque da Cachoeira do Tabuleiro. Pegar a estrada à esquerda e continuar descendo.
Passar por ponte de madeira e última subida até o povoado do Tabuleiro (18 km, 7h).
Há outras variantes da Trilha do Tropeiro. Quem sabe na próxima não fazemos outra?!